segunda-feira, 31 de maio de 2010

Acupuntura em Cães



A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que consiste em introduzir finas agulhas de aço inoxidável na pele (0,25 mm) com a finalidade de estimular pontos específicos relacionados a cada órgão do corpo. E cada órgão possui um trajeto de energia que percorre o corpo, chamado de meridianos.

Com a estimulação dos pontos, a energia que está bloqueada nos meridianos se espalha, tratando a queixa da dor e reequilibrando o funcionamento do corpo como um todo.
Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação
de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir
a harmonia perdida.

Esta prática antiga existe há quatro mil anos e vem sendo utilizada em animais com bastante sucesso e aceitação.
A duração do tratamento varia de acordo com a doença apresentada e com a receptividade do animal.

A médica veterinária Cecília Maria R. T. Groke explica que
a intenção de curar o animal colabora para o êxito do tratamento e para o aumento da qualidade de vida do
bichinho. Pelas suas mãos já passaram mais de mil animais
entre cães, gatos, coelhos, sagüis e cabritos.
Ela ainda adverte sobre alguns cuidados que os donos precisam ter para preservar a saúde do seu animal:

* cuidar da alimentação para que ele não se torne obeso;

* não praticar exercícios físicos de alto impacto,
como saltar e correr em solo irregular.

Dependendo do quadro do paciente as sessões de acupuntura podem ser associadas a medicamentos fitoterápicos, homeopáticos ou alopáticos, obtendo ótimos resultados e diminuindo a incidência de cirurgias.

Além dos casos de dor, várias doenças como artrite, gastrite, artrose, diabetes, insuficiência renal, insônia, estresse, entre outras podem ser tratadas pela acupuntura com eficiência. Traumas, seqüelas de cinomose e recuperação pós-operatória também são tratáveis pela técnica milenar.

6 comentários:

  1. Olá Dr.
    Parabéns pelo blog.
    Meu poodle de 4 anos está com cinomose, estamos tratando há um mês agora ele perdeu o movimento nas patinhas e quase não se levanta, quando levanta logo cai, ainda está com umas feridinhas nas orelhinhas e uma infecção no ouvido. Será que acupuntura pode ajudar nesse momento?
    Ele está tomando amoxilida 12/12horas, cortizona, e paracetamol. Gostaria de mais informações de como posso ajudar ele a sair dessa. Se puder me ajudar agradeço. Att. Graciela

    ResponderExcluir
  2. Olá Graciela!
    Obrigado pela visita e por seu comentário, que pena seu poodle contraiu cinomose, essa doença é muito cruel, judia muito deles.
    Eu conheço vários casos que com a acupuntura deu ótimo resultado, alguns ficaram até sem seqüelas neurológicas, porem é um caminho longo de tratamento, embora se veja resultados rápidos.
    você reside onde, mande me um e-mail respondendo, para rabelogeraldo68@gmail.com
    Que deus abençoe a vc e seu cãozinho

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Temos um rottweiller de 3 anos que tem artrose no quadril e joelho. No quadril foi feita uma cirurgia, mas no joelho não (por indicação do veterinario, pois poderia não resolver o problema).
    Ele mancava, mas hoje esta andando sem conseguir encostar a pata no chão. Sera que a acupuntura poderia ajudá-lo a melhorar?
    Desde já agradeço!
    Patrícia Rudi. (patriciav.rudi@gmail.com))

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Bom eu tenho um poodle de 13 anos que esta com cinomese, ela esta em tratamento , mais como eu tenho fé em Deus que ele vai ficar bom.
    mas ele esta com dificuldades para andar e sei que se ele sair desta(que vai!)vai ficar com sequelas.
    Gostaria de saber se vcs usam a acupuntura para tratar das sequelas da cinomose???

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, tenho um base é ele teve uma lesão na coluna e não esta mexendo as duas patas de trás, a acupuntura pode ajudar neste caso????!!!

    Obrigada Thalita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Thalita!

      Para lesões em coluna, muitas vezes é necessário cirurgia para correção das vertebras, (coloca-las no lugar). quanto a lesão neurologica, essa sem duvida poderá ser utilizada e com bons resultados em alguns casos, espero que também no seu.
      Necessario fazer uma radiografia e corrigir parte ossea, normalmente cirugia e depois acupuntura e fiioterapia em conjunto, funcionam muito bem.

      Excluir


Seguidores