sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque cuidar dos dentes de seu amiguinho? II



Em janeiro de 2009 postei um conteúdo chamado " a Saúde começa pela Boca".
Hoje continuarei a tratar do tema, por julgar importante, mas sobre outro prisma.
Leiam e comentem, seus comentários são importantes.



Os problemas mais comuns na parte interna da boca dos cães e gatos, decorrem devido a formação de tártaro, que é uma camada formada por restos de alimentos que se depositam nos dentes. Isto se deve em geral ao erro de alimentação, proprietários que oferecem comida caseira ou alimentos muito moles, predispondo assim a formação do tártaro.



O tártaro, além de provocar mal hálito, o que muitas vezes é insuportável, pode ainda ocasionar muitas doenças periodontais e boca. podemos citar entre elas:



1. Carie.

Causa destruição do dente, ocasionando muita dor ao mastigar, o que faz com o animal evite comer . Todos nós sabemos que um dente cariado, provoca dores insuportáveis, isto para nós que sabemos falar e demonstrar a dor que sentimos, porém os animais, Geralmente quando sentem dor, tendem a ficar quietos, sofrendo sem saber o que fazer, já que dependem de nós para ajuda-los.



2. Gengivites.

É a inflamação da gengiva, o tártaro acumulado faz a gengiva inflamar e com o tempo retrair expondo a raiz do dente e facilitando a destruição do mesmo.

Este recuo da gengiva permite a invasão de bactérias, complicando cada vez mais o quadro.

A gengiva fica vermelha, inchada, e bastante coloridas. Muitas vezes o animal para de comer por isso.



3. Abcessos Molares.

Um abcesso( inflamação circunscrita com muito pús e sangue) na raiz do dente carniceiro e molares, que causa inchaço da face e embaixo do olho, podendo devido ao inchaço, provocar deformação na face do mesmo.



Todos estes problemas podem ser evitados se você seguir as recomendações abaixo:


1. Não dar alimentos moles como comida, doces, macarrão, pão, etc. pois podem causar o aparecimento de tártaro.


2. Oferecer apenas ração de boa qualidade e consistência, biscoitos duros próprios para cães.


3. Escovar os dentes uma vez por semana pelo menos, o que deve ser feito desde filhote, para que ele se condicione a limpeza. Deve ser feito com escova macia para não machucar a boca do mesmo. já existem pastas apropriadas para cães e gatos no mercado.


4. Quando já houver tártaro, ou pelo menos uma vez por ano, você deve leva-lo ao seu veterinário de confiança, para que seja feito a raspagem e limpeza dentária.


5 . Em caso de inchaço, mal hálito, ou qualquer outra anormalidade na boca de seu amigo. Corra logo ao veterinário, para que se possa alivia-lo do problema, o mais rápido possível.



A Saúde de seu animal começa pela boca, lembre-se que ele não pode falar e depende de você para ajudá-lo, a sair do sofrimento.


Lembre-se também que dor de dente é terrível, e que seu bichinho sente tanto quanto você.




Obs. Leia também em nosso blog a matéria de Janeiro/2009 sobre o tema, veja no índice ao lado e acima.

Um comentário:

  1. Tenho um filhote com 21 dias, ele é muito calmo e hipercarinhoso. Alimento com leite especial e tenho muito cuidado com ele.Não sei a raça ainda mas, parece ser um Maltês, de 1 dia pra cá ele tem chorado como se estivesse com dor nâo é na madrugada é em qualquer momento quando ele vai deitar pra dormir fica procurando posição para pegar no sono mas antes ele fica parecendo que está gemendode dor estou tão arrasada, antes ele adorava morder agente agora ele nao aguenta seria dor nas gengivas? pois os dentes são tão pequeninos e talves nem tenha todos?podem estar crescendo me ajude nunca tiva cachorro tão pequeno. estou sofrendo junto com ele.

    ResponderExcluir


Seguidores