quinta-feira, 27 de maio de 2010

Alimentação de seu Cão Como Anda?

A alimentação adequada permite que o cão cresça mantendo o corpo ativo e sadio. Com uma dieta apropriada, ele terá olhos brilhantes e pelagem impecável. Todos os animais ingerem basicamente o mesmo tipo de alimento, variando as porções de nutrientes. Procure saber quais as quantidades ideais de cada elemento nutritivo que seu cão precisa e tudo que se deve evitar, tanto em relação as rações industrializadas quanto na alimentação caseira. É importante dosar corretamente as refeições, os suplementos alimentares, os petiscos e calcular o tamanho das vasilhas, além de planejar a hora das refeições.

Qual a Quantidade de comida necessária?

Cada Animal tem um tipo de metabolismo basal (processo de transformação de comida em energia). Este difere até entre os cães da mesma raça. Assim como as pessoas, os cães engordam se consumirem calorias a mais do que podem queimar diariamente. Portanto, mantenha se atento aos sinais de obesidade. Pode se ter uma ideia de quanta comida o cão necessita tomando se por base seu peso.

Necessidade Energética do Cão:
Peso(Kg) - Energia necessária (Kcal/dia)
2 - 230
5 - 450
10 - 750
15 - 101020 - 1250
25 - 1470
30 - 167535 - 1875
40 -
2070

Todas rações secas ou umidas do mercado vem com níveis de seguranção de energia total, baseado na tabela acima faça os cálculos levando em consideração o peso de seu animal, sua necessidade ( tabela acima) e o que vem marcado no nível de garantia do produto.

Por exemplo, um Beagle pesando 15 Kg precisa aproximadamente de 1010 Kcal por dia, caso você escolha uma ração que tenha 3 Kcal por grama de ração. O beagle terá que ingerir 337g por dia.
Aumente as porções nas seguintes circunstancias:
* Filhote em crescimento: aumente de 2 a 2,5 vezes.
*Gravidez (6 a 8 semanas) aumente 1,5 vezes.
* amamentação aumente 3 a 4 vezes.

qualquer duvida mande um recado ou um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores