domingo, 29 de maio de 2016


O carrapato é um parasita que consome sangue dos animais. Ele pode ser encontrado na pele de cães, vacas e cavalos e outros animais. Gatos podem sofrer com carrapatos, embora não seja um problema comum para eles. Os felinos sofrem mais com as pulgas.
  
Ele gosta muito do calor e, no Brasil, se reproduz durante todo o ano, já que sempre está quente na maior parte do país. No verão, porém, o cuidado deve ser maior. O ciclo do carrapato dura 21 dias e, nesse tempo, ele sobe 3 vezes no cão, se alimentando e caindo. Por isso pode ser muito encontrado no chão também. Se existem 5 carrapatos no cão, é possível que tenham 95 no ambiente onde o animal vive (5% e 95% do total).
  
Existem produtos que podem ser usados, como as pipetas modelo "top spot", que são colocadas atrás do pescoço do animal; talcos, que são menos utilizados atualmente, mas ainda podem ser colocados no ambiente onde o animal fica; sprays, que são muito utilizados quando o animal vai na rua; coleiras, que têm uma substância que previne e mata os carrapatos; e comprimidos, que são produtos relativamente novos no mercado.

Um carrapato, carraça ou chato é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças
Isso depende muito do que a pessoa pode pagar, porque alguns desses produtos têm alto 
custo. O talco tem um custo bem menor, mas não tem tanta absorção e deve ser usado diariamente. Além disso ele não protege o ambiente e alguns cães podem ter alergia ao produto.

Os menos arriscados são as pipetas Top Spot e os sprays, que são mais caras, mas o uso é mensal. Lembrando que depois da aplicação desses produtos é necessário esperar cinco dias para dar banho no cão. 

As coleiras podem causar intoxicações no caso de ter contato com crianças, que podem colocar a mão na boca. Mas, se o dono preferir por ela, o uso é contínuo. 
  
Não tem indicação, mas assim que o animal tiver carrapatos. Os comprimidos têm ação de três meses. Não é recomendado dar sempre comprimidos aos animais, pois o remédio pode fazer mal ao fígado dele.

Não há risco de dar comprimido no caso do animal ter apenas um carrapato, mas o mais indicado nesse caso é usar a coleira.

Remova os carrapatos segurando-os com uma pinça pela extremidade mais próxima da pele possível e puxe-os para fora
Ele pode ser retirado com o auxílio de uma pinça, mas o mais recomendado não é tirar o carrapato com a mão, e sim colocar uma bucha de algodão com álcool sobre o local e esperar que o carrapato "desgrude" sozinho da pele. É o mais indicado, pois o ferrão ficando no local pode causar uma infecção e piorar ainda mais a situação.

Não é necessário aplicar nenhum remédio ou substância na pele do animal após a retirada do parasita.

Caso o animal tenha alguma reação deve ser levado ao veterinário. Os sintomas da alergia são coceiras extremas, inchaço na região do pescoço e garganta, que pode causar uma parada respiratória, e lesões e inflamações pelo corpo. 

Se o carrapato não sair inteiro, o pet pode continuar contaminado, já que o ferrão do carrapato continua no animal.
    
Ao sair com o animal é necessário evitar locais onde tenha a presença de muitos cães, que podem ter carrapatos, como em gramas de praias ou calçadas. Dentro de casa é necessário observar quando os animais estão dormindo, pois é nesse momento em que os carrapatos saem da pele do animal.
  
O talco não ajuda sozinho e o mais indicado é sair com a ação do spray ou das pipetas Top Spot. Lembrando que os sprays e pipetas têm ação mensal, mas deve-se esperar cinco dias após a aplicação para dar banho no animal. O ideal é sair de casa também com a ação das coleiras.

Os produtos devem ser usados sempre antes do passeio para que o animal não seja alvo dos carrapatos.

É necessário observar a quantidade de carrapatos existentes no corpo do animal. Se tiver acima de 20, já pode ser considerada uma infestação. Existem carrapatos desde larvas até carrapatos mais adultos e grandes. Nos cães eles normalmente estão nas orelhas, entre os dedos das patinhas, nas axilas, mas pelo corpo todo também.
  
Constatando a infestação o ideal é usar os sprays, que protegem o cão e o ambiente onde ele está. Ele é mais indicado do que a pipeta, pois é aplicado em todo o corpo do animal. A ação do produto é de um mês. 

Esses parasitas podem causar desde homeoparasitoses a alergias. Um carrapato somente já pode infectar o cão, caso esteja com algum microorganismo que cause patologias. Além disso, se o animal tiver muitos carrapatos, ele pode ter uma anemia, já que os parasitas consomem sangue.

A Doença do Carrapato, que é um grandes dos problemas, causa falta de apetite, faz o animal ficar muito quieto, além disso pode apresentar língua mais branca.

Normalmente ajuda, mas deve-se observar que as patas dos animais também transpiram e as roupinhas desse tipo não podem ser utilizadas por muito tempo. É necessário observar isso. Os sapatinhos são recomendados mais para proteger os cães contra o chão quente e locais onde ele for pisar.

A possibilidade é bem menor porque os gatos se lambem muito e com isso os carrapatos não conseguem grudar na pele deles com facilidade.
  
São indicados, mas não é aconselhado que esses banhos sejam feitos em casa. O produto que é usado para lavar o animal tem veneno, que o animal, por descuido, pode acabar ingerindo e se contaminando. O produto pode até levar a morte do pet. Também não é aconselhável fazer o banho carrapaticida no sol, pois o veneno presente no banho acaba se intensificando. O ideal é levar o animal a um profissional.
  
É necessário dedetizar o ambiente totalmente, sem o animal no local por cerca de 24 horas. Após esse período é necessário lavar o ambiente para que o pet não se contamine. O produto usado é o Botox, fazendo a pulverização com 20 litros de água para uma ampola do produto. Quem tem grama, deve dedetizar uma vez por mês o ambiente, e sempre manter limpo pois pode virar um ninho de carrapatos e de pulgas. 

Em casa pode-se retirar os carrapatos manualmente. Não é indicado matá-los, principalmente as fêmeas. O mais correto é colocar no álcool até que morram ou jogar no vaso sanitário. Os carrapatos fêmeas (parasitas maiores), quando mortas, podem estar com ovos e, quando esmagadas, podem espalhar os ovinhos no ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores