terça-feira, 13 de janeiro de 2009

De olho na balança de seu Pet

Você tem dificuldades de sentir as costelas de seu animal de estimação? Ao passar a mão sobre ele, nota um revestimento de gordura? Cuidado! seu animalzinho pode estar sofrendo com a obesidade.
Segundo Pesquisas de importantes centros especializados em medicina veterinária, considera-se que entre 20% e 40 % dos câes e gatos domésticos, no mundo, estão obesos. O aumento deste problema foi registrado após o desenvolvimento industrial nas cidades e sócio-econômico da população.
Com isso os donos dos pets passaram a tratar melhor seu bichinho.
Um animal é considerado obeso quando está entre 15% e 20% acima do peso considerado ideal para sua espécie e raça.
A obesidade não esta apenas relacionada à alimentção. Existem vários motivos que podem predispor o animal a este problema, como fatores metabólicos; causas comportamentais; efeitos de castração; estilo de vida, entre outros. Por isso é preciso uma análise individual, com um médico veterinário de confiança.
Se o problema for detectado, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes e com total responsabilidade do dono. Afinal a obesidade expoe os animais a diversos riscos, para várias doenças, como diabetes mellitus, hepatopatias, cardiopatias, doenças pulmonares, afecções cutâneas, artroses, afecções de coluna vertebral, além de aumentar o risco em um procedimento anestésico.
Se notar que seu animalzinho pode estar acima do peso, procure um profissional para que ele faça uma avaliação. caso seja detectado o sobrepeso ou a obesidade, será fundamental redobrar os cuidados com seu animal, é preciso fazer uma monitoração constante dos niveis sanguineos de glicose, acompanhamento cardiologico entre outros exames laboratoriais. Deve se noi caso evitar sobre carga de exercicios.
É muioto importante que o proprietário siga as instruções do veterinárion ão só sobre alimentação, mas também no aspecto de socialização e manejo, respeitando as necessidades comportamentais do animal. Isso implica ficar atento desde o sono até a higiene, e logicamente a alimentação.
Estar fofinho nem sempre siguinifica estar saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores