quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Picada Perigosa parte 1 ( carrapatos)

Hoje iniciaremos algumas matérias tratando de doenças causadas pela picada de carrapato, pulgas e mosquitos. Na primeira parte trataremos das relacionadas aos carrapatos.

1. Febre Maculosa

A febre maculosa, também conhecida como febre dos carrapatos ou febre negra, é uma doença causada por um micro organismo chamado Rickettsia rickettsii.
Os sintomas mais comuns da doença no homem são febre, dor de cabeça e calafrios. Posteriormente podem aparecer manchas róseas no corpo.
Nos cães essa doença normalmente não manifesta sintomas.
Transmissão

Essa doença é trasmitida acidentalmente ao homem através da picada do carrapatos infectados.
Os cães atuam como veículos da doença, pois levam os carrapatos para todos os ambientes, inclusive para o interior da residências, tornando o homem um hospedeiro em potencial.
2. Babesiose canina

A babesiose canina é uma doença parasitária de caracteristica hemolitica, transmitida pelo carrapato da especie Rhipicephalus sanguineus. Esses carrapatos se infectam durante a alimentação no hospedeiro contaminado com esse parasita.
Nos cães ele infecta as células vermelhas do sangue resultando em anemia intensa, urina com sangue, hemorragias em forma de ponto na pele ou nos órgãos internos. Podem levar um animal a óbito caso não se trate rápido.

3. Erliquiose Canina

A erliquiose canina é uma doença infecciosa causada pela erhlichia Canis e tem seu principal transmissor o carrapato Rhipicephalus sanguineos. A infecção ocorre durante o ato de sugar do carrapato, onde ele contrai e infecta o animal.
Na fase aguda da doença, ocorre vasculite com intensa destruição das células infectadas, resultando em diminuição das células de defesa e das plaquetas.
Os sinais clínicos mais comuns são febre, corrimento nasal, falta de apetite, depressão, hemorragias, inchaços de membros e finalmente o óbito.

Obs: em presença de qualquer destes sintomas ou mesmo de carrapatos procure imediatamente seu veterinário para tratar conforme o caso, nunca tratar por conta própria














Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores