Quem Vacina dá proteção e liberdade.
Proteger é vacinar. Além de evitar os perigos das doenças existentes, seu cão fica livre para fazer o que ele mais gosta: Brincar e Passear!!!
A imunidade à maioria das doenças diminui gradativamente com o tempo, portanto, fique atento e lembre-se sempre de fazer as revacinações anuais.
Mantenha sempre seu cão e gato saudáveis, bem alimentados e desparasitados. Seu animal merece essa prova de amor
Consulte sempre um veterinário. Ele é o profissional capacitado para melhor determinar os programas de vacinação do seu animal de estimação.
Doenças mais comuns que atingem cães e como protegê-los
1. Leptospirose – Doença perigosa com alto índice de mortalidade. É causada por bactérias que também podem infectar os seres humanos. Sua transmissão se pelo contato com o animal com animal doente ou pela ingestão de alimentos, água ou urina de rato ou de outro animal contaminado.
Sintomas: inapetência, febre, hemorragia, icterícia, vômitos e urina amarronzada.
2. Cinomose - É uma doença altamente disseminada e frequentemente fatal, causada por um vírus. Sua transmissão acontece por contato direto com secreções do nariz e da boca de animais infectados, ou pelas vias respiratórias. As características climáticas do inverno favorecem a presença do vírus no ambiente.
Sintomas: Digestivos (diarréia e vômitos), respiratórios (corrimento nasal e ocular) ou nervosos (tiques nervosos, convulsões, paralisias) ou ainda a associação deles.
3. Parvovirose – É uma das principais causas de morte por diarréia viral infecciosa em filhotes e cães não vacinados. É transmitida principalmente pelo contato direto com fezes dos animais doentes.
Sintomas: Febre, apatia, inapetência, vômitos e diarréia com sangue.
4. Coronavirose – apresenta sintomas semelhantes aos da parvovirose, porém mais brandos. Também é transmitida pelo contato direto ou indireto com as fezes dos animais doentes.
Sintomas: Febre, apatia, inapetência, vômitos e diarréia.
5. Hepatite infecciosa – Doença causada por um adenovirus tipo I. Sua transmissão ocorre pelas descargas orais e nasais e pelo contato com o ambiente.
Sintomas: febre vômitos, diarréia, lesão ocular e dor abdominal.
6. Doenças respiratórias – Doença causada por adenovirus tipo II. Altamente contagiosa por via aérea ou por contato direto entre os cães.
Sintomas: Tosse, espirros, coriza, febre e inapetência.
7. Parainfluenza – É uma doença altamente transmissível por via aérea, sendo caracterizada como uma gripe dos cães.
Sintomas: Coriza, tosse e espirros.
8. Gripe canina – (tosse dos cães) Doença muito contagiosa que é transmitida com facilidade, principalmente em dias frios e úmidos. Por baixar a resistência, a doença também predispõe o animal a outras doenças respiratórias.
Sintomas: Tosse severa e seca, febre e vomito.
9. Raiva – Doença que pode ser transmitida ao ser humano. Sua transmissão se dá pela saliva contaminada de um animal principalmente através de uma mordida. Não há cura e a eutanásia é obrigatória.
Sintomas: Quadro clássico de fúria, irritabilidade, vocalização, inquietação e agressividade, entre outros.
- 40 a 45 dias 1ª dose da vacina V-8 0u V-10
- aos 2 meses e uma semana 2ª dose da vacina V-8 ou V-10
- aos 3 meses e uma semana 3ª dose da vacina V-8 ou V-10
- dos 5 aos 6 meses faz se a vacina antirábica.
- apartir dai faz uma vez por ano uma dose da V-8 ou V-10 e a antirábica.
Obs. as vacinas possuem validade de ação no organismo apenas por um ano de forma que após um ano ele estará desprotegido e precisando ser revacinado, não esqueça.
Reino Animal Veterinária
Taubaté Sp
(12) 36085385
(12) 997597307
Nenhum comentário:
Postar um comentário