A decisão de adquirir um cão ou gato e desfrutar da companhia destes bichos em sua casa requer cuidados, que vão muito alem do que imaginamos. Visitas constantes ao veterinário, vacinações, banhos e passeios são importantes, mas não bastam para manter a saude de seu amigo de quatro patas. Os Animais também necessitam de uma higiene bucal rigorosa, afim de evitar doenças.
É fundamental que todos os cães e gatos, independentemente da raça, sejam submetidos a um tratamento dentário. Isso porque, poucos sabem, mas 85% dos cães acima de 3 anos apresentam doenças periodontal, a qual inicia com um acumulo de bactérias no dente e com o tempo torna-se uma placa bacteriana. ela é composta por proteinas, saliva, bactérias e resto de alimentos, que atravéz do processo de fermentação produzem substancias causadores de halitose.
Caso a placa bacteriana não seja removida, ela ira transformar-se em tartaro e dará inicio a um processo inflamatório na gengiva. Isso poderá resultar na destruição das estruturas que sustentam o dente.
Os males pela falta de higiene bucal em cães e gatos também podem levá-los a doenças internas. As bactérias da boca entram na circulação sanguinea e promovem infecções em orgãos vitais como: pulmões, figado, rins, coração, além de atacar o sistema nervoso central e articulções.
Sinais frequentes de doenção periodontal:
- Mau halito
- Calculo dental
- Sangramento ou retração da gengiva
- Dentes com mobilidade
- Dentes fraturados
- Salivação excessiva e com odor desagradavel
- Perda de apetite
- Dificuldade de comer alimentos mais duros
- hipersenssibilidade oral
- Coloração diferente dos dentes
Como previnir?
- Procure um veterinário e peça que o auxilie na escovação dentária de seu amigo.
- Alimente seu animal de estimação apenas com ração de boa qualidade e de preferencia seca.
- Ossinhos, biscoitos, croquetes e palitinhos ajudam na limpeza dos dentes
- evite comida caseira e doces.
- Recomenda-se escovações diarias ou pelo menos umas 3 vezes por semana para manter os dentes limpos.
- Qualquer problema com os sinais acima procure rapidamente um veterinário.
Obs. Continua na matéria do mês de Maio de 2010 sobre o titulo "Porque cuidar dos dentes de seu amiguinho? II
Vale a pena ler.
Olá!
ResponderExcluirVi que vc é seguidor do meu Blog!!Obrigada! Morei em Taubaté até o final do ano passado. Seja bem-vindo!Um abraço,
Cristiane Galvão