terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Porque vacinar seu animal? Parte II


Doenças mais comuns que atingem gatos, e que seriam evitados com a vacinação adequada.



Calicivirose – Séria infecção respiratória dos gatos. É comum aparecer simultaneamente com a rinotraqueite felina. A doença infecta as membranas da mucosa oral e causa ulceras na língua.

Sintomas: Febre, inapetência, descargas nasais e salivação.

Panleucopenia Felina – É um das doenças mais comuns dos gatos. É séria e altamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato entre os animais ou pelo contato com objetos contaminados (cama, cobertor, vasilha de alimento/água, etc.). Tem altos índices de mortalidade, principalmente quando acomete filhotes.

Sintomas: Febre, perda de apetite, vômitos e diarréias.

Rinotraqueite – è altamente contagiosa, sendo responsável por quase a metade dos casos de infecção respiratória em felinos. Em filhotes, a mortalidade pode atingir 50 a 60 % dos animais.

Sintomas: Espirros, secreção nasal, febre, conjuntivite, salivação e anorexia.

Clamidiose felina – É uma doença caracterizada por uma conjuntivite crônica e rinite. Trata-se de uma zoonose e isso significa que humanos também podem se infectar com essa doença. É muito contagiosa e transmitida de um animal para o outro ou por contato com materiais ou objetos contaminados.

Sintomas: Congestão ocular, aumento do lacrimejamento, febre, rinite, espirros, prostração e inapetência.



Esquema Vacinal dos gatos.



Com 2 meses 1ª dose da Quádrupla Felina.
Com 3 meses 2ª dose da Quádrupla Felina.
Com 5 meses faz-se a Anti-rábica.
Apartir daqui faz-se uma dose anual da Quádrupla Felina e da Anti-rábica.

Obs. As Vacinas tem duração de 1 ano de proteção, após esse tempo deve-se revacinar novamente para mantê-lo protegido.

Procure sempre um médico veterinário, pois só ele esta capacitado para orientar sobre a melhor vacina e a época mais adequada para fazê-las.

2 comentários:

  1. Achei o post muito bom. Adotei uma gatinha aos 4 meses, quando a level para tomar sua 1a quadrupla felina (jan/09). A veterinária indicou mais duas doses nos meses seguidos (ontem foi ministrada a segunda dose). Gostaria de saber se a alteração no protocolo está relacionada ao atraso na ministraçao da 1a dose. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. olá Fernanda desculpe a demora para responder ao seu comentário.
    sobre o fato de sua veterinária ter optado por mais uma dose da quadupla seja por precaução e visando a segurança de sua gatinha, talvez pela região que pode oferecer mais risco que outras o protocolo é variavel com a região e outros fatos que sua veterinária deve ter pesado ok
    obrigado pela visita

    ResponderExcluir


Seguidores