quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Picada perigosa parte 2 (Pulgas e mosquitos)

1. Mosquitos



Os mosquitos podem causar muitas doenças para seu animalzinho como para você, tendo neste fato a razão principal para acabar com esses insetos. Nesta sessão trataremos de uma doença muito perigosa para nós como para os cães. A Leishimaniose.


Leishimaniose


A leishimaniose pode se apresentar de duas maneiras: Cutânea e Visceral.
A leishimaniose cutânea provoca lesões ulcerativas na pele que não cicatrizam. A Visceral é a forma mais grave, pois afeta os orgãos internos podendo levar a morte.
Essa doença é uma zoonose, isto é, doença que afetam tanto os animais como a seres humanos.
A doença é transmitida pela picada do mosquito palha infectado pela leishimania.
O cão quando infectado atua como reservatório da doença.

2. Pulgas


A mais comum nos cães é a Ctenocephalides ssp, quando adulta são parasitas hematófagas isto é se alimentam de sangue. Nesta fase representam apenas 5% das pulgas existentes.
As formas imaturas representam 95% e se encontram no ambiente na forma de ovos, larvas e pupas.
As pulgas após copularem, põem seus ovos na pele do animal e somente quando os ovos caem no chão e encontrando boas condições de desenvolvimento se transformam em larvas. As larvas não são hematófagas e se alimentam de descamações da pele do cão e fezes de pulgas adultas. após um período de 9 a 20 dias dias, as larvas se transformam em pupas, as quais pode permanecer por até um ano nesta condição, antes de se transformarem em pulgas adultas.
Elas podem causar anemia muito severa em filhotes, em animais alérgicos a sua picada pode causar um forte prurido (coceira) levando a formação de feridas. Elas podem ainda transmitir um verme chamado Dipilidium que se assemelha a tenia humana, causando cólicas e fortes diarreias no animal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores